Regras de entrada e saída de rede

Regra de Entrada

A regra de entrada para um IP público é a regra de firewall que liberará o acesso ao IP. Você pode definir quem pode acessar seu IP público, qual o protocolo usado, a porta de início e a porta final, dentre outras regras. Por exemplo, na sua rede você tem uma instância que utiliza o serviço HTTP. Este serviço pode ser acessado somente por um IP fixo de sua empresa, então você liberará o IP fixo de sua empresa usando o protocolo TCP na porta 80.

  1. Clique em Rede - IPs Públicos

  1. Selecione o IP Público que vai ser configurada a regra de entrada.

  1. Clique na opção Firewall.

  1. Nesta opção você precisa preencher as seguintes informações, após preenchê-las clique em Adicionar para criar a regra de entrada para seu IP público.

    • CIDR de Origem: será o IP de rede público que terá a liberação de acesso (para liberar todos os IPs basta adicionar a faixa 0.0.0.0/24)

    • Protocolo: neste, será definido qual o procolo e saída será utilizado, você tem as seguintes opções: TCP, UDP e ICMP.portas.

    • Porta de Inicio: Porta de início

    • Porta Final: Porta final

Regra de Saída

A regra de saída da rede é a regra que define quais IPs privados da rede podem ter acesso à internet, o acesso à internet será feito através do Source NAT (caso você não tenha feito um NAT estático.), a liberação é feita através de regras informando o Source CIDR, protocolos e portas, você pode criar vários tipos de regras diferentes, isto dependerá do perfil das instâncias que estão em sua rede.

  1. Para criar a regra, acesse a opção Rede - Rede Guest no menu lateral.

  1. Selecione a rede que configurar regras de saída:

  1. Clique na aba Regras de saída

  1. Nesta opção você precisa preencher as seguintes informações, após preenchê-las clique em Adicionar para criar a regra de saída para sua rede.

    • CIDR de Origem: será o IP de rede privado que terá a liberação (para liberar todos os IPs basta adicionar a faixa 10.1.1.0/24)

    • Destination CIDR: será o IP de destino que terá a liberação

    • Protocolo: será definido neste qual o procolo e saída será utilizado, você tem as seguintes opções: TCP, UDP, ICMP e Todos, marcando All será uma regra de liberação de saída do IP para todos o protocolos e portas.

    • Porta de Início: Porta de início

    • Porta Final: Porta final

    OBS: A regra de saída é somente para a instância (Máquina Virtual) acessar a internet e não para a instância ser acessada pela internet.