A Nuvem Computacional Unicamp
Definição
A Nuvem Computacional Unicamp é uma plataforma de nuvem privada construída sobre um ambiente corporativo computacional moderno, disponibilizada para a comunidade universitária. Ela é destinada ao uso em atividades de ensino, pesquisa e fins administrativos.
Para criar esse ambiente, foram seguidos princípios essenciais:
Economia de recursos financeiros: Ao adotar um ambiente corporativo compartilhado, as unidades e órgãos da universidade podem economizar recursos destinados à aquisição e manutenção de equipamentos.
Eficiência energética: A consolidação em um único ambiente também contribui para economizar recursos como energia elétrica e refrigeração.
Modernização tecnológica: A escolha de tecnologias alinhadas à modernização do parque computacional corporativo da Universidade visa torná-la uma referência em inovação.
Atendimento às demandas presentes e futuras: O investimento na infraestrutura computacional visa não apenas satisfazer as necessidades atuais, mas também preparar-se para o crescimento futuro das áreas de ensino, pesquisa e sistemas administrativos.
Garantia de longevidade tecnológica: A preservação do investimento é garantida pela adoção de tecnologias escaláveis e com garantia de três anos, assegurando que o ambiente seja sustentável a longo prazo.
Nuvem 2.0 : Com investimento de 10 milhões de reais, fomentou uma tecnologia hiperconvergente, redundante e escalável, incluindo uma garantia estendida de cinco anos, assegurando que o ambiente seja sustentável até 2029.
Histórico do projeto
O projeto se iniciou em 2013, com a criação do Fórum Técnico Consultivo de Nuvem, pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), com professores do Instituto de Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), além de técnicos do Centro de Computação (CCUEC) e do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (CENAPAD-SP).
No ano de 2014, foi elaborada uma proposta para o recebimento de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dentro do âmbito do projeto CTINFRA/2014, com a participação de um grupo científico da universidade.
Entre 2014 e 2015, diversas provas de conceito foram realizadas. Podemos destacar:
plataforma de virtualização XenServer, software de orquestração de IaaS Citrix CloudPlatform;
execução de cargas de trabalho tradicionais e de alto desempenho (HPC) em ambiente com suíte de computação em nuvem VMware vCloud; plataforma de virtualização KVM sobre hardware hiperconvergente Nutanix e equipamentos de rede Mellanox;
plataforma de virtualização XenServer, software de orquestração de IaaS Apache CloudStack.
Em junho de 2016, foi lançado um primeiro ambiente da Nuvem Computacional Unicamp, chamado de “embrião”. O embrião teve como objetivo validar o conjunto de tecnologias escolhidas para a formação do ambiente, assim como demonstrar o uso para a comunidade universitária. Foi oferecido o serviço de Infraestrutura como Serviço (IaaS) com o software de orquestração Apache CloudStack versão 4.5.2, com servidores de virtualização Dell PowerEdge e armazenamento dedicado em equipamento EMC CX4 e rede SAN Fibre Channel (FC). O embrião foi utilizado para testes por quinze unidades e órgãos da Unicamp, assim para a execução de atividades em produção pela Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), Prefeitura Universitária e Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG).
No primeiro semestre de 2017, foi instalada uma nova infraestrutura de rede, novos equipamentos de virtualização e armazenamento integrados (hiperconvergentes) e o conjunto de virtualizadores e sistemas de orquestração para formar o ambiente de produção da Nuvem Computacional Unicamp.
No mês de junho de 2017, a Nuvem Computacional Unicamp entrou na sua fase de produção, com o seu primeiro serviço, a Infraestrutura como Serviço na Nuvem, sendo oficialmente inaugurado. No ano de 2018 foi instalado 8 ervidores Huawei FusionServer RH2288v5 com os recursos orçamentários da Finep. Em 2021 foi adquirido vinte e oito servidores de virtualização e armazenamento hiperconvergentes.
No final de 2023 começou a implantação da nuvem 2.0 com custo estimado em 10 milhões de reais, a nova infraestrutura conta com 18 servidores Dell PowerEdge R7525 e 12 Switch para Data Center S5248F ligados em redundância divididos em 2 datacenter (TC04 e TC09), oferecendo uma tecnologia hiperconvergente e escalável. Nesta nova implementação foi contratada uma stack completa da solução VMware (vCloud Director, VRealize Operations, AVI LoadBalance, Tanzu), foram incorporados os seguintes serviços e soluções:
Data Solutions Extensions: Essa extensão provê recursos avançados para gerenciamento e integração de dados na infraestrutura de nuvem, permitindo o uso eficiente de bancos de dados e outros serviços de dados.
LoadBalancer: O serviço de Load Balancer oferece balanceamento de carga para distribuir o tráfego de rede de forma eficiente entre os servidores, garantindo alta disponibilidade e desempenho para os aplicativos hospedados na nuvem.
IaaS (Infraestrutura como Serviço): O vCloud Director fornece uma infraestrutura completa como serviço, permitindo a provisionamento e gerenciamento de máquinas virtuais, redes e armazenamento de forma automatizada e escalável.
SaaS (Software como Serviço): A solução da VMware inclui recursos para oferecer serviços baseados em software na nuvem, permitindo que os usuários consumam aplicativos e serviços diretamente da nuvem, sem a necessidade de instalação ou manutenção local.
PaaS (Plataforma como servió): O VMware Tanzu oferece um conjunto abrangente de ferramentas e serviços para modernizar e operar aplicativos em contêineres. Ele inclui o Tanzu Kubernetes Grid (TKG) para gerenciamento de Kubernetes.
Esses serviços e soluções proporcionam uma base sólida para a implantação e operação de uma infraestrutura de nuvem moderna e eficiente.