Apresentação da ferramenta
A ferramenta de gestão da Infraestrutura como Serviço na Nuvem é uma interface que apresenta informações úteis sobre o estado atual do ambiente do usuário e do seu domínio, assim como permite o gerenciamento dos recursos computacionais disponíveis, das instâncias computacionais.
O gerenciamento do ambiente pode ser acessado pelo menu superior, onde estão disponíveis as principais áreas para a configuração do ambiente:
Data Centers : Cartão de estatísticas do ambiente (quantidade de instâncias, instancias rodando, recursos totais e em uso);
Applications: Centro de controle das instancias virtualizadas (criação e gerenciamento de vApps e VMs);
Networking : Controle centralizado para gerenciar e configurar a infraestrutura de rede virtual em seu ambiente;
Content Hub: Catalogo de imagens e templates (acesso aos templates e imagens gerenciados pela DETIC);
Administration: Gerenciar os usuários, certificados, politicas e etc;
Monitor: Visualização das tarefas e eventos recentes no ambiente.
Data Center
Abaixo do menu principal existem algumas informações do ambiente virtual para o usuário:
Ambiente
Site
Organizações
Virtual Data Centers
Aplicações em execução
VMs
vApps
Recursos Usados
CPUs
Memória
Armazenamento
Cartão do VDC
Nome do VDC
Nome da Organização e nome do Site
Aplicações
Número de vApps em execução
Número de VMs em execução de VMs cadastradas
CPU
CPUs utilizado
CPUs reservado
Memoria
Memoria utilizadas
Memoria reservada
Armazenamento
Armazenamento utilizado
Armazenamento reservado
Applications
O Menu Applications é o local para iniciar e gerenciar Aplicativos Virtuais (vApps) e Máquinas Virtuais (VMs) implantados no ambiente de nuvem. Ele oferece uma interface para:
Navegar: Explorar vApps e VMs já criados;
Implantar: Iniciar vApps e VMs pré-configurados disponíveis no catalogo;
Gerenciar: Monitorar, controlar, configurar e deletar vApps e VMs.
Networking
O Menu Networking é o local para criar e gerenciar redes, regras de firewall, NAT, TAGs e consultar e gerenciar os IPs públicos disponíveis para o ambiente de nuvem. Existe um sub menu superior para cara um dos itens abaixo:
Rede: Criar, gerenciar e apagar redes do VDC;
Edge Gateways: Gerenciamento do firewall do ambiente, regras de NAT, grupos de IPs e rotas estáticas;
IP Spaces: Gerenciamento dos IPs públicos disponíveis;
Security TAGs: Gerenciamento de TAGs para as VMs.
Content Hub
O Menu Content Hub é o local que armazena templates de aplicações e sistemas pré-configurados pela DETIC ou por terceiros (VMware Marketplace). A partir dele é possível instanciar novos vApps com sistemas operacionais pré-configurados para nuvem ou ISOs oficiais de alguns sistemas operacionais. A partir do menu dessa área é possível consultar o que está disponível nos catálogos disponibilizados pela DETIC ou mesmo criar o seu próprio catálogo.
Administration
O Menu Administration é o local para o gerenciamento dos usuários e suas permissões na organização, importação de certificados, configurações de e-mail e politicas. Essas configurações são acessadas a partir de menu lateral.
Monitor
O Menu Monitor é o local para verificar os eventos e tarefas da organização e podem ser consultados os seus devidos status entre outras informações.