Instalação do Xen Tools

Caso uma instância tenha sido criada a partir de um template para virtualizador XenServer, conforme explicado nesta página, deve ser instalado um pacote chamado de Xen Tools dentro do sistema operacional. Este pacote fornece alta desempenho para drivers e um agente de gerenciamento para as instâncias

A importância de sua instalação se deve ao fato de que, em caso de manutenções programadas nos servidores de virtualização da Nuvem Computacional Unicamp, esta ferramenta permite que as máquinas virtuais ligadas sejam migradas para outros servidores físicos, sem afetar o funcionamento ou desempenho das aplicações que estejam funcionando naquele momento. Este processo transcorre de forma totalmente transparente para o usuário.

Outra funcionalidade importante fornecida pelo Xen-Tools é a possibilidade de anexar um disco com a instância ligada. Caso contrário, o usuário terá que parar a instância para anexar um novo volume de dados.

Para instalar o Xen-Tools, anexe a ISO xen-pv-drv-iso (já disponível no ambiente) à instância desejada e siga os passos abaixo: 

0025

Linux

  • Faça a montagem da ISO com o comando mount /dev/cdrom /mnt
  • Execute o script ./install.sh localizado em /mnt/Linux
  • Após a instalação será solicitado a reinicialização da VM. Desmonte a ISO antes de executar a reinicialização.
  • Para isso, saia do diretório /mnt com o comando cd / e execute o comando umount /mnt/

Windows

  • Acesse o Meu Computador e dê duplo clique no ícone do CD-ROM para iniciar a instalação do Xen-Tools;
  • Após finalizar Ao término da instalação, reinicie o sistema operacional para finalizar o processo.