​Catálogo de templates e ofertas

Para que seja criada uma nova instância, pode-se utilizar um template pronto ou, então, uma imagem ISO de um sistema operacional suportado no ambiente.
Um template é um modelo de instância, com um sistema operacional instalado, com configurações básicas e pronto para utilização.

Uma série de templates estão disponíveis para todos os usuários. São eles:

  • CentOS 7
  • Debian 8
  • Ubuntu 16.10
  • Ubuntu 16.04 LTS
  • SUSE Linux Enterprise 11 SP3*
  • Windows Server 2012 R2 Standard*

SOs

Cada sistema operacional está disponível em duas variantes.

  1. Para virtualizador VMware vSphere: as instâncias criadas em virtualizador VMware vSphere contam com recursos de alta disponibilidade e são armazenadas em estrutura hiperconvergente.
  2. Para virtualizador XenServer: as instâncias criadas em virtualizador XenServer não contam com recursos de alta disponibilidade e são armazenadas em estrutura de storage convencional.

As instâncias são criadas dentro de parâmetros de computação (CPU e memória RAM) pré-definidos, chamados de Ofertas de Computação:

OfertasComputacao

Cada instância conta com um disco virtual inicial, onde está instalado o seu sistema operacional. Caso seja necessário adicionar um novo disco para armazenamento de dados**, é possível escolher dentre opções de Ofertas de Disco específicas, que dizem respeito à sua capacidade:

OfertaDisco

* Os sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise e Microsoft Windows Server não possuem licença ativada para o uso. Após o usuário criar uma nova instância, ele deve inserir uma chave de ativação válida no sistema operacional.

** Além de escolher uma oferta de disco no assistente de criação de instância, o sistema operacional deve ser configurado para reconhecer esse disco, que deve ser particionado, formatado com um sistema de arquivos e montado para uso.